Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Tools has a deprecated constructor in /home3/lenirwitzke/domains/lenirwitzke.com/public_html/cultura/templates/jf_creativia/lib/php/req.php on line 31
A Artista

Lenir Witzke nasceu em 1962 em Panambi, estado do Rio Grande do Sul – Brasil. De formação fundamentalmente autodidata. Seus primeiros trabalhos foram em estilo acadêmico. Fez seguidamente várias incursões pela pintura contemporânea e pelo abstratismo, por cujos caminhos procurou chegar a sua própria linguagem plástica.


Suas primeiras exposições surgiram a partir de 1997. No ano de 2004 começa a dedicar-se com afinco à arte e inaugura o Atelier Ma’at Place.” Ma’at” antigo conceito de paz dos egípcios, “place” – lugar em inglês; “lugar de paz”, paz através da arte.


Lenir sabe bem que a arte reflete e espelha o interior arquetípico do homem, seja no acto solidário da criação, seja no momento comungante da contemplação estética, sendo sempre a representação simbólica, expressão e projeção daquilo que se passa no seu íntimo.


“La pittura é cosa mentale” disse Leonardo da Vinci. Mas, é sobretudo como exercício do homem inteiro e integral – em corpo, alma e espírito que Lenir Witzke expressa a sua arte singular.
Actualmente, Lenir ministras aulas em seu Atelier. Engajada em projetos sociais. Actua também como Arte Terapeuta em Centros de Atenção Psicossocial.


Presente em Mostras na Europa, onde já foi galardoada merecidamente, a arte de Lenir Witzke não permite indiferença: comprometida com a verdade, que é um outro nome da beleza – ainda que seja a beleza que nos incomode, e exija esforço e mudança.


Alma incansável na sua demanda de artista, e espírito sempre inquieto que se entrega e dá toda em tudo aquilo que põe entre mãos, Lenir Witzke já nos habituou a não darmos por adquirida a compreensão da sua Weltanschauung plástica.


Com efeito, o olhar com que a artista vê o mundo e as coisas, aponta sempre para um além do mundo e das coisas, para um como que sedimento anterior e interior à própria realidade. Daí que suas obras tenham sempre a frescura das coisas autênticas, que se nos mostram de tal forma e por tal modo que, dir-se-ia, ser sempre a primeira vez, de cada vez que as contemplamos.

Donis de Frol Guilhade - Escritor e Poeta - Portugal

Top