Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Tools has a deprecated constructor in /home3/lenirwitzke/domains/lenirwitzke.com/public_html/cultura/templates/jf_creativia/lib/php/req.php on line 31
A Arte como Terapia

Algumas experiências vividas no meu trabalho de professora de pintura em meu Studio de Arte foram decisivas para um novo olhar na Saúde Mental: A criação artística como um caminho que pudesse vir a auxiliar no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico.

Após buscas, pesquisas e estudos, fundamentada na Psicologia Analítica de Carl Jung (um dos pais da psiquiatria que se destacou por usar a linguagem não verbal - uso de desenhos de mandalas) entendi que a arte é também uma forma de expressão e de dar luz aos conflitos internos vivenciados principalmente pelos esquizofrênicos.

Dra. Nise da Silveira ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Ela ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e  se opor às formas agressivas usadas na década de 40, como o choque elétrico. Foi a grande precursora da Reforma Psiquiátrica no Brasil que veio a consolidar-se posteriormente nas décadas 70 e 80, junto à grande reforma sanitária ocorrida no país. Por exemplo, a Luta Antimanicomial, que foi um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais que resultou no cuidado com pessoas em sofrimento psíquico.

Os Serviços de Saúde Mental evoluíram, porém, a Luta Antimanicomial não parou. Pessoas portadoras de doença mental devem ter direito a tratamentos em liberdade e humanizados assegurados por políticas públicas adequadas para que possam ter assegurados o seu direito à cidadania.

Em maio de 2010, trabalhando no Centro de Reabilitação Psicossocial (CAPS), em um ambiente com produção artística de pessoas em sofrimento psíquico que iniciei minhas atividades de arte como terapia, explorando a arte, a loucura e buscando entender as suas fronteiras.

Através dessa experiência com as potências expressivas que alguns “corpos” (mesmos psiquiatrizados) ainda possuem, encontrei na criação artística dos doentes mentais a preservação do ser através do envolvimento com as cores, tintas, telas, pinceis e o deixar fluir da alma.


 

“ A Arte, em seu conjunto não é uma criação sem finalidade que cai no vazio. É
   uma força cujo objetivo deve ser desenvolver e apurar a alma humana”.
   Wassily Kandinsky – Do Espiritual na Arte  1912
Lenir Witzke - Artista Plástica - Pós-Graduada em Saúde Mental

 

Atuante em:
CAPS II Colmeia - Centro de Reabilitação Psicossocial, Ijuí/RS
Grupos de Arte Terapia


Projeto NAAB – Núcleo de Apoio à Atenção Básica Santa Bárbara do Sul/RS
Grupos de Arte Terapia  com crianças, jovens  e adultos


HSBB – Hospital Santa Bárbara Beneficente -Município de Santa Bárbara do Sul – RS
Grupos de Arte terapia com usuários do Serviço de Saúde Mental


PROJETOS
CAPSENDO, ACONTECENDO: Uma nova Plástica na Recuperação Psicossocial  2014-2016
CAPS AD III Regional -  Augusto Pestana/RS

Projeto Arco Iris: Pintando o Sete Colorindo a Vida:
A  Arte no Contexto da Reabilitação Psicossocial CAPS II Colmeia  Ijuí/RS 2014

 

 

Top