Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Tools has a deprecated constructor in /home3/lenirwitzke/domains/lenirwitzke.com/public_html/cultura/templates/jf_creativia/lib/php/req.php on line 31
Open Art Studio Saúde Mental

Algumas experiências vividas no meu trabalho de professora de pintura em meu Studio de Arte foram decisivas para um novo olhar na Saúde Mental: A criação artística como um caminho que pudesse vir a auxiliar no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico.

Após buscas, pesquisas e estudos, fundamentada na Psicologia Analítica de Carl Jung (um dos pais da psiquiatria que se destacou por usar a linguagem não verbal - uso de desenhos de mandalas) entendi que a arte é também uma forma de expressão e de dar luz aos conflitos internos vivenciados principalmente pelos esquizofrênicos.

Dra. Nise da Silveira ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Ela ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e  se opor às formas agressivas usadas na década de 40, como o choque elétrico. Foi a grande precursora da Reforma Psiquiátrica no Brasil que veio a consolidar-se posteriormente nas décadas 70 e 80, junto à grande reforma sanitária ocorrida no país. Por exemplo, a Luta Antimanicomial, que foi um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais que resultou no cuidado com pessoas em sofrimento psíquico.

Os Serviços de Saúde Mental evoluíram, porém, a Luta Antimanicomial não parou. Pessoas portadoras de doença mental devem ter direito a tratamentos em liberdade e humanizados assegurados por políticas públicas adequadas para que possam ter assegurados o seu direito à cidadania.

Em maio de 2010, trabalhando no Centro de Reabilitação Psicossocial (CAPS), em um ambiente com produção artística de pessoas em sofrimento psíquico que iniciei minhas atividades de arte como terapia, explorando a arte, a loucura e buscando entender as suas fronteiras.

Através dessa experiência com as potências expressivas que alguns “corpos” (mesmos psiquiatrizados) ainda possuem, encontrei na criação artística dos doentes mentais a preservação do ser através do envolvimento com as cores, tintas, telas, pinceis e o deixar fluir da alma.


 

“ A Arte, em seu conjunto não é uma criação sem finalidade que cai no vazio. É
   uma força cujo objetivo deve ser desenvolver e apurar a alma humana”.
   Wassily Kandinsky – Do Espiritual na Arte  1912
Lenir Witzke - Artista Plástica - Pós-Graduada em Saúde Mental

 

Atuante em:
CAPS II Colmeia - Centro de Reabilitação Psicossocial, Ijuí/RS
Grupos de Arte Terapia


Projeto NAAB – Núcleo de Apoio à Atenção Básica Santa Bárbara do Sul/RS
Grupos de Arte Terapia  com crianças, jovens  e adultos


HSBB – Hospital Santa Bárbara Beneficente -Município de Santa Bárbara do Sul – RS
Grupos de Arte terapia com usuários do Serviço de Saúde Mental


PROJETOS
CAPSENDO, ACONTECENDO: Uma nova Plástica na Recuperação Psicossocial  2014-2016
CAPS AD III Regional -  Augusto Pestana/RS

Projeto Arco Iris: Pintando o Sete Colorindo a Vida:
A  Arte no Contexto da Reabilitação Psicossocial CAPS II Colmeia  Ijuí/RS 2014

 

 

Top