Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Tools has a deprecated constructor in /home3/lenirwitzke/domains/lenirwitzke.com/public_html/cultura/templates/jf_creativia/lib/php/req.php on line 31
Open Art Studio Línguas

Quais os Benefícios de Aprender outras Línguas?

É cientificamente comprovado que falar duas ou mais línguas é muito benéfico ao processo cognitivo. O cérebro de pessoas bilíngues funciona de forma diferente do que o cérebro de uma pessoa que fala uma só língua. Essas diferenças oferecem vários benefícios à saúde mental.


Segue uma lista de alguns benefícios de se aprender outras línguas. Muitas dessas características estão presentes apenas em quem faz uso de seus idiomas com frequência – então, se você não tem praticado, seu cérebro pode não estar aproveitando os benefícios de ser bilíngue.
Basta praticar outro idioma para ativar tudo o que ele pode lhe oferecer de melhor!

 

Mais facilidade na resolução de problemas
Praticar outro idioma aprimora a funcionalidade do seu cérebro, pois, você será desafiado a reconhecer, a escolher dentre os significados e a se comunicar em diferentes sistemas linguísticos e culturais. Essa habilidade de escolher e se localizar em outro sistema cultural, tem haver com a habilidade em resoluções de problemas e conflitos.
Já se sabe que pessoas bilíngues alcançam maior pontuação em testes variados, especialmente em matemática, leitura e vocabulário

Mais habilidade para tarefas simultâneas
Pessoas que falam mais que uma língua conseguem mudar rapidamente de uma língua para a outra. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, esse “click” de uma língua para outra, faz com que a pessoa seja mais apta a realizar tarefas simultâneas. Em outra pesquisa, os participantes eram colocados para dirigir em um simulador de carro enquanto realizavam outras tarefas para distraí-los e induzir um erro. Ao final da pesquisa ficou comprovado que as pessoas que falavam mais que uma língua cometiam menos erros enquanto dirigiam.

 

É sinal de saúde
Várias pesquisas sobre saúde mental constataram: Falar mais que uma língua ajuda a prevenir doenças como o mal de Alzheimer e Demência. Adultos que falam vários idiomas não mostraram sinais de doenças mentais ou apresentaram sinais bem mais tarde do que falantes bilíngues. Os resultados são consistentes mesmo levando em consideração outros fatores.
 

Melhora a memória
Aprender outra língua envolve regras de memorização e aquisição de vocabulário, ajuda a exercitar a memória. O que significa que falantes de mais de uma língua se saem melhor em testes que envolvem memorização de sequências ou listas. E alguns estudos já mostraram que quem fala mais de uma língua tem mais facilidade em memorizar nomes, itinerários e listas de compras.
Se você tem problemas para memorizar sua lista de supermercado, aprenda mais uma língua!
 
Melhora a percepção
Outro estudo descobriu que pessoas multilíngues são mais observadoras. E tem mais habilidade em se concentrar em informações importantes e descartar o que realmente não importa.


Melhora a tomada de decisões
Um estudo da Universidade de Chicago comprovou que pessoas bilíngues são mais racionais na hora de tomar uma decisão. Qualquer língua apresenta implicações e nuances sutis em seu vocabulário o que exige muita atenção na prática e na escolha das palavras para uma comunicação efetiva. Pessoas bilíngues são mais confiantes em suas escolhas após repensar o caso em sua segunda língua e verificar se a conclusão inicial ainda se sustenta.

 


E melhora seu conhecimento na língua materna
Aprender uma segunda língua envolve concentrar-se em questões estruturais da linguagem: gramática, conjugação, etc. Isso faz com que você se comunique mais atentamente e levanta questionamentos sobre seu próprio conhecimento da língua materna. Além disso, falar uma segunda língua desenvolve a habilidade de reconhecer outros sons, pois, força a compreensão de diferenças sutis na pronúncia e ao ouvir.
 

 


Top